Igreja Católica Apostolica Romana - Caldas do Jorro - Bahia

Igreja Católica Apostolica Romana - Caldas do Jorro - Bahia
Seja bem vindo

quinta-feira, 3 de março de 2011

TEMPO DE QUARESMA


TEMPO DE QUARESMA

Neste tempo, entre o Natal do Senhor e Sua Páscoa, devemos ter presente e ser conscientes de três disposições:

-Fomentar a conversão do coração;

-Praticar obras de penitência: o jejum, a mortificação, a esmola...

Uma simples abstinência de alimentos!
Não!
Infelizmente muitos têm olhado para o jejum como um fardo difícil de ser carregado e ignorado o verdadeiro sentido desta abstinência. Ficam sem alimentar-se por um período levado pelas circunstâncias (determinação da igreja ou algo semelhante), porém, não conseguem ver a grandeza deste ato de louvor ao Senhor. Infelizmente resumindo: Passam Fome!

 “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade,   que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces   todo o jugo?  Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"

O Senhor  está ensinando através de seu profeta, que o jejum deve envolver todo o nosso ser, a vontade é subjugada, a mente volta-se para Ele.  São momentos nos quais  devemos fechar a porta para a existência  e abrir-nos totalmente para o Senhor.  Longe de ser algo mecânico, ou encarado como uma obrigação, no entanto deve ser um ato que parte de nosso íntimo um reconhecimento da glória do Pai e do prazer em humilhar-se em sua presença.
Este ensino é dado ao povo escolhido  desde os tempos dos reis,  como uma prática agradável e que geralmente movia o coração do Senhor. Sua pratica era geralmente em situações difíceis, em que o socorro divino era indispensável.

O VERDADEIRO JEJUM


ISAÍAS 58 – 1,9
AVE-MARIA: PÁG 1018

Clama em alta voz sem constrangimento;
Faze soar a tua voz como a corneta.
Denuncia a meu povo suas faltas, e à casa de Jacó seus pecados.*
Sem dúvida, eles me procuram dia após dia, desejam conhecer o comportamento que me agrada , como uma nação que houvesse sempre praticado a justiça, sem abandonar a Lei de seu Deus.
Informam-se junto a mim sobre as exigências da justiça, desejam a presença de Deus.
“De que serve jejuar, se com isso não vos importais?
E mortificar-nos, se nisso não prestais atenção?”
É que no dia de vosso jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos jejum, só cuidais de vossos negócios, e oprimis todos os vossos operários.*
Passais vosso jejum em disputas e altercações , ferindo com o punho o pobre.
Não é jejuando assim que fareis chegar lá em cima vossa voz.*
O jejum que me agrada porventura consiste em o homem mortificar-se por um dia?
Curva a cabeça como um junco, deita sobre o saco a cinza?
Podeis chamar isso um jejum, um dia agradável ao senhor?
Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? – diz o senhor Deus:
É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.
Então, tua luz surgirá como aurora, e tuas feridas não tardarão e cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do senhor seguirá na tua retaguarda.
Então, às tuas invocações o senhor responderá, e a teus gritos dirá: “Eis – me aqui”.
Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações;*

-Não se esquecer que a Quaresma é um tempo especial para nos aproximarmos mais de Deus.

SÍMBOLOS DA QUARESMA


Quanto aos símbolos da Quaresma: a cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão. O jejum nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus. A "Campanha da Fraternidade" é um apelo de conversão pessoal e comunitária por meio de gestos de solidariedade e, as músicas expressam o sentido do mistério de Cristo celebrado.

REFLEXÃO

«Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia» (Jl 2, 12-15)

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário